01 Out 2015
O que esperar de um profissional de psicologia?
Aos psicólogos e aos que desejam ser:
O que leva uma pessoa a buscar um atendimento psicológico? Os motivos são inúmeros... Mas podemos pensar em alguns: acolhimento, alguém que o escute com atenção e sem julgamento, que o ajude a pensar sobre um determinado conflito, enfim, uma relação diferenciada do que essa pessoa está habituada em seu cotidiano.
Mas, e o psicólogo, está disposto a receber essa pessoa?
Está disposto a simplesmente ouvi-la com atenção e com interesse pelo o que ela está dizendo?
Está disposto a compartilhar idéias com essa pessoa que o procurou?
A cumprir com o básico dessa relação, ou seja: ser pontual, ser frequente nos atendimentos, ser ético sem deixar de ser humano. Ou ele deixa essa parte para a secretária dele fazer? Nem sabe a quantas andam sua agenda?! O paciente chega para a sessão e fica 30 minutos no sol aguardando por ele que não aparece e não avisa!
Senhores colegas ou futuros colegas, é importante não perdermos de vista o humano que habita em nós. Muitas vezes aquele paciente (ou cliente, como queiram), está pouco preocupado com os inúmeros diplomas e certificados que você mantém pendurados na parede, ou com a decoração do seu consultório, ou com a abordagem teórica que você segue, ele deseja apenas o seu saber profissional, a sua compreensão e o seu acolhimento baseado no sigilo, caso contrário, ele estaria compartilhando seus pensamentos e seus sentimentos com os colegas na mesa do barzinho..
Ouvimos com frequência nas aulas, nas reuniões de supervisão, etc. que o processo psicoterapêutico foi prejudicado porque o paciente foi "resistente" ao atendimento! Mas e o inverso? Será que não teria sido o profissional o "resistente" nesse caso? E o paciente sentindo essa resistência, também tornou-se "resistente"?
Como você vê seu paciente ? Como alguém distante de você? Como alguém abaixo de você? Como alguém que não tem a percepção que você tem? Ou o contrário, como alguém que sabe mais do que você e por isso se torna uma ameaça ao seu Ego? Se assim for, prepare-se para o fracasso!
Lembre-se, você é um profissional das relações humanas, ou está pretendendo ser. Se não é capaz de oferecer um sorriso para seu paciente, porque sua "abordagem teórica" não permite, então está na hora de repensar sua escolha profissional.
Pense nisso!